A lenha é um dos combustíveis de biomassa extraído das florestas mais utilizado. Aquando da sua compra, o aspeto mais importante a ter em consideração é a humidade, devendo esta ser inferior a 20%.
A lenha acabada de cortar, contém cerca de 50 – 60% de água, o que por consequência acarreta um não poder calorífico, bem como uma redução de 25 – 35% do rendimento da lenha. Recomendação: estas perdas podem ser evitadas se a lenha for seca ao sol e armazenada em local seco durante pelo menos 3 meses (estação seca) ou mais (na estação chuvosa). Pedaços de lenha mais grossos, requerem muito calor e, consequentemente mais tempo até que a queime com eficácia. A compra da lenha nos meses mais quentes, pode significar compra de lenha de melhor qualidade, pois durante esta altura a lenha teve mais tempo para secar, o que melhora a sua qualidade e reduz o teor de humidade.
Na compra da lenha, é assim muito importante ter em consideração dois fatores: a humidade e o tipo de lenha. A humidade deve ser sempre inferior a 20%. Lenha com índices de humidade superior a 20%, para além de não aquecer, tem uma queima ineficaz e cria fuligem e creosoto, libertando vapor de água em excesso, criando condensação. Isto conduzirá a depósitos nocivos no aparelho, no vidro e nos canais de fumo. A escolha da melhor lenha, permite-nos otimizar o custo e a manutenção das nossas lareiras.
Em termos de qualidade e segurança da lenha, estes são conceitos que se relacionam diretamente.
Como armazenar corretamente a lenha?
- O verão é a altura mais indicada para adquirir lenha de qualidade, mas é de extrema importância garantir um armazenamento correto durante os meses mais quentes. Para escolher um local certo para armazenar a lenha durante o verão, é preciso ter conta vários fatores: zona protegida da chuva e da humidade (ex: uma arrecadação ou uma garagem), de modo a proporcionar um ambiente fechado e seguro para a lenha. Estes espaços também ajudam a evitar a proliferação de fungos e insetos. Se não for possível assegurar um espaço com estas características, também se pode utilizar coberturas impermeáveis que protejam a lenha – certifique-se que toda a área da lenha está coberta na totalidade e que está impedida a entrada de água. É igualmente recomendado que a lenha esteja numa área com boa circulação de ar para ajudar a mantê-la seca.
- Criar uma área de distância entre a pilha de lenha e o chão – o contacto direto com o solo pode fazer com que a lenha absorva humidade e se deteriore mais rapidamente. Assim, criando este distanciamento com o solo, permite que o ar circule, evitando que a humidade seja transferida do mesmo para a lenha, evitando o crescimento de microrganismos indesejáveis. Deve então evitar colocar a lenha demasiado perto das paredes, do teto e do solo, pois deve ser criado espaço suficiente para a circulação de ar – o que irá evitar a acumulação de humidade e permitirá que a lenha seque corretamente.
- Monitorização do estado da lenha – mesmo que a lenha tenha sido armazenada corretamente durante os meses de verão, é importante que seja feita uma monitorização regular do estado de conservação da mesma: verificar se há sinais de humidade, proliferação de insetos ou outros problemas. Se for detetado algum pedaço de lenha danificado, este deve ser removido, evitando que outras áreas da pilha sejam afetadas. Deve ser avaliada a secura da lenha: esta deve ter um baixo teor de humidade de modo que a combustão produza menos fumo e seja mais eficiente.
Em suma, devemos:
- Armazenar a lenha em área completamente seca;
- Armazenar numa área hermética: a lenha deve ser arejada para assegurar uma secagem adequada;
- Cuidado para não cobrir completamente a lenha, pois se o fizermos estaremos a impedi-la de ventilar corretamente.
Que aspetos importantes da lenha devo ter conta antes de a comprar?
- Humidade: deve estar muito bem seca antes de ser utilizada, com um teor de humidade inferior a 20%, pois se assim não for, pode gerar mais fumo e menos calor. Uma lenha seca queima de forma mais eficaz e produz menos fuligem e resíduos.
- Tamanho e corte: a lenha a utilizar, deve estar cortada em pedaços adequados ao tamanho da câmara de combustão da sua lareira. É recomendado que os toros apresentem cerca de 10-15 cm de diâmetro.
Processo de secagem da lenha: processos pelo qual a quantidade de humidade na madeira é reduzida. Este processo é feito antes de ser utilizado como combustível.
“Lenha verde”, contém até 50 – 60% água, o que torna difícil a sua queima, produzindo mais fumo e acarretando mais problemas de desempenho e segurança. O processo de secagem leva algum tempo, pois depende de vários fatores tais como a humidade ambiente, a temperatura e o tipo de madeira:
- Em primeiro lugar, a lenha é cortada em pedaços do tamanho desejado.
- Deve deixar os pedaços de lenha num local seco e bem ventilado, com uma cobertura que permita a circulação de ar;
- Medir o teor de humidade da lenha periodicamente, usando um medidor de humidade. A lenha é considerada corretamente seca quando o seu teor de humidade se situa entre 15 e 20%;
Fatores que afetam a secagem:
- Humidade ambiente: se humidade mais elevada, mais tempo levará;
- Temperatura: quanto mais quente for o clima, mais rápido secará;
- Ventilação: permite que o ar circule em torno dos pedaços de madeira, ajudando a reduzir a humidade;
- Tipo de lenha: o pinho é um tipo de madeira que seca mais rápido do que outros, como o carvalho, sobro, azinho, oliveira, entre outras.
- Espessura dos toros: peças de maior diâmetro, requerem mais tempo de secagem.
Madeiras duras e macias
- Madeira dura: Recomendado para manter a chama e fornecer calor, pois tem elevado poder calorífico e alta combustão. O tempo de secagem é mais longo.
- Madeira macia: Recomendado para acender a lareira e manter a chama viva num momento específico. É uma lenha que fornece menos calor, mas acende mais rápido.
Como me certificar de que a lenha está devidamente seca?
- Cor: será escura e uniforme; se apresentar uma coloração verde ou castanho-claro, provavelmente ainda estará húmida;
- Peso: a madeira seca será mais leve do que a húmida.
- Ressonância: se ao bater num pedaço de madeira e este lhe parecer oco, provavelmente está seco.
Que fatores determinam a qualidade da lenha?
- Espécies de árvores: freixo, carvalho, sobro, azinho, oliveira são conhecidas por produzir lenha de alta qualidade. Estes tipos de árvores têm alta densidade e uma elevada proporção de madeira dura. A sua queima será lenta e uniforme.
- Idade do tronco: lenha de árvores jovens, têm elevado teor humidade, o que torna mais difícil o processo ignição e manutenção da chama.
- Teor de humidade: lenhas secas com teores de humidade inferiores a 20%, são as mais adequadas para queimar.
- Armazenamento: lenha que é armazenada num local aberto e desprotegido, absorve mais humidade.
- Está a pensar em instalar uma lareira ou recuperador a gás ou ainda está com algumas dúvidas sobre como funcionam? Entre em contacto conosco através do nosso número de telefone (+351) 214 442 720, enviando mensagem pelo formulário de contatos ou através de e-mail: herundinosilva@gmail.com
- Fique a conhecer também todas as nossas categorias.
- Recuperadores de calor a lenha.
- Recuperadores de calor a pellets.
- Salamandras a lenha.
- Salamandras a pellets.
- Lareiras a Gás.
- Recuperadores a gás.
- Lareiras elétricas.
- Lareiras a Bioetanol.
- Lareiras Metálicas suspensas.
- Caldeiras a lenha para aquecimento central.
- Caldeiras a pellets para aquecimento central.
- Manutenção e limpeza de chaminés.